Valores Fundamentais

Fabio em 2004 antes da amputação

Eu em 2004: ainda bastante auto-centrado

Quem me conhece de verdade (ou pelo menos um pouco mais profundamente) sabe que defendo alguns valores fundamentais. Todo pensamento, palavra e ação que criamos são sementes, elas geram frutos que colhemos no final de cada ciclo. Por issso eu tenho os meus valores.

HERSL -> Valores Externos | Valores Internos

A sigla HERSL sintetiza os meus valores. Os Valores Externos são aqueles que cultivo em relação às outras pessoas, entidades, e à natureza de forma geral. Os Valores Internos são o que eu consigo aprender para mim, para meu aprimoramento pessoal nas minhas interações:

VALORES EXTERNOS | VALORES INTERNOS

Honestidade (com os outros) | Humildade (para mim)
Ética (em relação os outros) | Educação (para mim)
Respeito (com quem eu me relaciono) | Responsabilidade (para mim)
Sinceridade (para com os outros) | Simplicidade (para mim)
Lealdade (com quem merece) | Liberdade (para mim)

Estes valores vêm comigo desde que me conheço por gente. São valores que não se cultiva nos dias de hoje, onde as pessoas só pensam em si e sem qualquer sentimento se utilizam das outras pessoas em direção aos seus objetivos. Se o outro vai sofrer, simplesmente ninguém hoje se preocupa.

O que fazer então?

A única solução que eu vejo é trazer de volta o foco da atenção para algo maior que nós mesmos. A pessoa que é capaz de se conectar realmente com o outro, é capaz de tratá-lo com honestidade, jamais deixar de lado a ética nas suas relações, manter sempre o respeito com todos os demais, sejam eles humanos, animais, plantas, enfim com tudo o que é vivo.

Não importa a situação, a vida exige que sejamos sinceros pois somente falando a verdade é que podemos receber de volta valores como honestidade, ética e respeito. E por último – mas apenas com quem o mereça – está a lealdade, ou seja, pessoas de bem precisam se unir, fazer o bem para outras pessoas, propagar a energia positiva de uma vida correta.

Mas e para mim?

A humildade é o que eu tento colher em cada interação minha com o Universo, não apenas com as pessoas mas principalmente com os seres naturais (animais e plantas) e do nosso Planeta como entidade viva que nos fornece a capacidade de sobreviver. A ética deveria ser o motor que move o mundo, mas infelizmente o ser humano cada vez mais a ignora, até desconhece!

Assumo para mim a responsabilidade pelos meus pensamentos, palavras e ações. O que eu vivo é o que eu escrevo, e o que eu escrevo é o que eu vivo. O mundo de hoje é demasiadamente irresponsável: destruímos o mundo em que vivemos, extinguimos espécies que habitam o planeta há milhares, talvez milhões de anos. Por isso o planeta está morrendo.

Cultivo um valor fundamental da simplicidade para mim mesmo. Temos a tendência de complicar demais as situações, e quanto mais as complicamos pior fica. Como diz o ditado em inglês, “Simple is Beautifull, Less is More”, e vou com ele. Por último, nada nem ninguém vai ser capaz de remover o meu espírito de liberdade. Isso mesmo, sou livre e serei sempre.

Fabio após a Amputação

Meu acidente me ensinou muito sobre viver

Conclusões

Sim, você pode continuar no seu mundo, cuidando apenas da sua vida, e se esquecer destes 5 valores externos e internos nas suas interações com o mundo de hoje. É um direito de cada um pensar, falar e fazer o que quiser (desde que não seja prejudicial ao próximo!), mas será correto?

Ok, talvez você não esteja nem aí pra eles. Apenas tenha em mente, e isso é sério: todo pensamento, palavra e ação, como sementes, irão gerar frutos. E você é quem irá colher os frutos daquilo que optou por semear na sua vida. Eu sigo adiante, valorizo a vida e HERSL.

Não esqueça de deixar seu comentário abaixo, quero saber quais os seus valores fundamentais: o que direciona seus pensamentos, palavras e ações. Quais são as sementes que você está plantando?

Ainda não se associou?

Todo o conteúdo deste site é gratuito. Para ter acesso completo basta se associar gratuitamente usando um dos links abaixo, e confirmar a sua associação. Em poucos minutos você já acessa todo o site e pode começar a evoluir em direção a um voo mais seguro e prazeiroso!

Escolha o seu Plano de Voo e embarque comigo – http://planos.fabiofava.com/

Se preferir, clique aqui para ssociar-se gratuitamente agora, sem pegadinha!

Se quiser entrar em contato comigo

Use o Formulário de Contato – http://contato.fabiofava.com/

Ou se prefere usar seu programa de e-mail – go@fabiofava.com