▶  Voando   ▶  Conteúdos Gratuitos   ▶  Acrobacia em Parapente

Acrobacia em Parapente

A acrobacia em parapente no século XX se limitava ao Full Stall, Espirais e Wing Overs. No final dos anos 1990 surgiram a Espiral Assimétrica e o Looping, e no início dos anos 2000 surgiram as manobras SAT, que revolucionaram a modalidade. Entenda a Moderna Acrobacia em Parapente e vire seus conceitos de cabeça pra baixo!

O Caminho a Seguir

Essa é a minha sugestão para uma progressão segura: as cores de cada exercício ou manobras estão na página de Segurança, categorizadas conforme o grau de risco e dificuldade. Abaixo da imagem você encontra a opção de acessá-la no formato PDF: faça o download para o seu computador e imprima, para facilitar sua progressão.

Progressão Acrobática Método Fly Yoga
Clique aqui para acessar esta tabela no formato PDF

Exercícios Fly Yoga

Eles não são o que poderíamos chamar de acrobacia. Mas para qualquer pessoa que tenha escolhido aprender acrobacias em parapente, o primeiro passo sem dúvida é aprender o Método Fly Yoga. Os exercícios são as ferramentas do seu kit, e as técnicas te ensinam como usar estas ferramentas nos seus voos e treinamentos.

Níveis de Habilidade
INICIAÇÃO
BÁSICO
INTERMEDIÁRIO
AVANÇADO

Manobras Dinâmicas

Os primeiros passos após dominarmos os exercícios Exercícios Fly Yoga são as manobras dinâmicas. Com elas você se habitua às sensações de velocidade e energia, necessárias para a compressão temporal e a visão e percepção periférica. Dominando o repertório das manobras dinâmicas, você estará se preparando para todas as outras manobras existentes.

Níveis de Habilidade
BÁSICO
INTERMEDIÁRIO
AVANÇADO

Manobras de Estol

As manobras de estol são uma evolução natural para quem vem treinando o controle do estol do método Fly Yoga. Com o treinamento dos exercícios de estol – e usando as técnicas do método – basta treinar de forma continuada e os resultados vão aparecer rapidamente. Continue treinando e terá na mão as manobras de estol.

Níveis de Habilidade
INTERMEDIÁRIO
ACROBÁTICO

Manobras SAT

No final de 1999 surgiu a Manobra SAT: nesta manobra, metade do parapente voa à velocidade mínima enquanto a outra metade voa à velocidade máxima, e o piloto voa “pra trás” equanto o parapente voa “pra frente”. Conheça a manobra e variações, que revolucionaram e modernizaram para sempre o parapente acrobático, e da qual deriva a maioria das manobras atuais.

Níveis de Habilidade
BÁSICO
INTERMEDIÁRIO
AVANÇADO
ACROBÁTICO

Manobras Combinadas

As Manobras Conbinadas – ou  Combos –  são combinações, ou transições, entre duas manobras. As possibilidades são infinitas, e por isso vou listar apenas aquelas onde cada manobra é realizada por completo antes da conexão com a seguinte. Não vou considerar combos onde ocorre apenas uma volta – ou meia – de uma manobra, nem as manobras com o/a piloto twistado/a.

Níveis de Habilidade
ACROBÁTICO

Compartilhe! Comente!

Se você gostou dessa página, Compartilhe nas Redes Sociais aqui embaixo e ajude mais gente a voar com muito mais segurança e diversão! Se gostou mesmo da página ou tem alguma sugestâo, use o box Comments logo abaixo dos botões para soltar o verbo e me ajudar a entregar muito mais segurança e diversão pra você e toda a comunidade! Obrigado!