▶  Beamer   ▶  Beamer 3

Beamer 3 – Máxima Segurança

Beamer vermelho e branco com pasto verde abaixo e montanhas ao fundo e parapente amarelo colapsado atrás

“Toda grande idéia passa por três fases: primeiro dão risada dela; então é violentamente negada – finalmente passa a ser aceita como óbvia.” – Arthur Schopenhauer

Em 1995 o Beamer iniciou um novo capítulo na história dos paraquedas de emergência no parapente. Nosso conceito Rogallo mudou a cena para sempre, e o Beamer original ainda aguarda, pronto para a ação, em muitas cadeiras. Em 2010 o Beamer 2 criou um novo marco: seu conceito aprovado, novas características e qualidades melhoradas estabeleceram de forma positiva o Beamer 2 no mercado. O Beamer 3 foi uma evolução sobre as melhores características do Beamer 2. Um sistema de tirantes totalmente redesenhado melhora a abertura, operação e instalação – a história de sucesso continua!

Características top do Beamer 3

Abertura rápida

Tempo de abertura é o critério mais importante em um reserva. Se um reserva precisa ser acionado a baixa altura – o que é bastante comum – cada segundo pode fazer toda a diferença. O formato especial do Beamer 3 e a técnica particular de dobragem ajudam a obter aberturas até 50% mais rápidas que os normais redondos. O Beamer 3 está configurando novos recordes em Testes EN.

Voo estável

Ao desenvolver um Rogallo nosso foco principal é como ele atua com o parapente. Após a abertura do reserva o parapente pode continuar conectado (a situação usual de emergência). Aqui o Beamer 3 realmente joga a carta coringa, e é de longe superior aos modelos menores no mercado neste quesito. Após uma rápida abertura o Beamer 3 rapidamente assume o controle. Parte para um voo muito lento adiante e não encoraja o parapente a perturbá-lo. O Beamer 3 encontra sua estabilidade, entre outras coisas, por sua baixa carga alar: não confie em nada abaixo de 40 m2.

Desenvolvemos ainda mais a configuração de freios na abertura para o Rogallo – já usada com sucesso no Beamer 2. Isso resulta em velocidade ainda menor e proporciona o que o piloto mais quer – as vantagens do trajeto de voo de um redondo, porém com as vantagens de um Rogallo dirigível. Se o Beamer abre próximo a uma face rochosa ou com vento forte, sua descida inicial é quase vertical. Após as linhas de direção serem ativadas a velocidade em voo pode ser usada. Com altura suficiente o piloto pode dirigir o Beamer para longe do risco.


Beamer vermelho e branco com pasto e casas abaixo e parapente amarelo colapsado atrás

A configuração freada de abertura automaticamente acrescenta um outro efeito importante: o que é conhecido como ‘downplaning’ é efetivamente evitado. Este problema ocorre quando o parapente e o reserva (inclusive os redondos) desenvolvem ambos alguma velocidade para a frente em direções diferentes, e ambos apontam para baixo. Isso aumenta dramaticamente a taxa de queda, e o risco de danos físicos. O sistema pré-freado e maior área do Beamer 3 evitam isso: a superfície do Rogallo freado se recusa a acelerar dessa forma.


Beamer vermelho e branco com pasto e casas abaixo e parapente amarelo colapsado atrás

Baixa taxa de afundamento

Assumindo um reserva aberto e o parapente em uma situação estável, a próxima coisa mais importante é a taxa de afundamento. A autoridade de certificação EN confirmou uma taxa de afundamento de 3.9 m/s no peso máximo de 130 Kg (sem o parapente). O arrasto adicional de um parapente reduz este valor para menos de 3m/s.

Virando e voando adiante – isso é Beamer!

Em situações reais de uso do reserva o arrasto do parapente pode se tornar um problema sério. Em muitos casos o parapente já está colapsado durante e após a abertura do reserva, o que o impede de voar. O reserva reage imediatamente aos comandos de giro e desce em sua menor taxa de afundamento.

Se acionado em voo normal como em um treinamento SIV, as características de descida do Rogallo e do redondo podem ser afetadas. Se o parapente reabre durante o voo do reserva, um B-Stall pode resolver: isso irá incrementar a dirigibilidade. Incontáveis situações práticas confirmam o comportamento impecável do Beamer em quaisquer situações.

Parapente enredado nas linhas do Rogallo: pilotos com um sistema cutaway irão apreciar as qualidades do Beamer 3. O planeio dobra – com ligeiro aumento na taxa de afundamento. Mosquetões cutaway fazem sentido em competições ou para o voo acrobático.

Principais inovações do Beamer 3

O Beamer 3 tem um sistema novo, simplificado e amigável de tirantes. Isso reduz a chance de twists, e torna a instalação mais fácil. Dobradores irão apreciar: o encurtamento das linhas de direção para o estágio de abertura freado é auto-explicativo. Os tirantes são configurados para montagem nos ombros da cadeira, e pequenas extensões são necessárias para o uso nos mosquetões (container frontal).

Tamanho, formato da asa, linhas e comportamento do Beamer 3 permanecem os mesmos do Beamer 2. Detalhes de construção e os novos tirantes reduzem o peso de (muito leves!) 1.950g para incríveis 1.785g para uma área de 42 m2.

Após a experiência de 3 anos do Beamer 2 pudemos obter o mesmo desempenho em tecido e linhas. A despeito de sua construção leve, o longa-vida Beamer 3 pode ser acionado sobre a água. Veja também o Beamer 3 Light (apenas 1.370g): mais de meio quilo mais leve que o Beamer 2!


Beamer vermelho e branco com pasto e casas abaixo e parapente amarelo colapsado atrás

Detalhes técnicos Beamer 3


Area real:

41.75m2

Peso Beamer 3:

1.785g

Peso Beamer 3 c/ container:

1.835g

Kit extensão tirantes para montagem em container frontal, o par:

20gm

Carga máxima:

130kg

Afundamento (com 130kg, Teste EN):

3.8m/sec

Tempo de abertura (testado EN):

2 seg

Volume após dobrado:

4.959 cm3

Número de painéis:

18

Número de linhas intermediárias:

9×2

Tipo de Certificação:

EP 073.2013 / RG 073.2013

Padrões e direcionamentos usados:

EN 12491:2001 / 2.DV LuftGerPV §1, Nr.7c

Perguntas e respostas

Aqui estão as perguntas mais frequentes e suas respostas:

O Beamer irá caber em qualquer cadeira ou container frontal?
Sim. O Beamer 3 pode ser atado ao compartimento de reserva de qualquer cadeira, ou em um container frontal. A conexão pode ser tanto nos mosquetões (em container frontal) ou nos ombros para cadeiras com compartimentos de reserva embutidos na cadeira. Nota: para uso nos ombros a cadeira deverá ter suportes para este uso já inclusos no modelo para os loops de suporte.


Beamer vermelho e branco com fundo escuro e parapente amarelo colapsado atrás

Beamer vermelho e branco com pasto e casas abaixo e parapente amarelo colapsado atrás

Posso fazer treinamentos sobre a água com o Beamer 3?
Sim. Tecido e linhas são de alta qualidade, de longa vida e testado no paraquedismo desportivo. Nos últimos três anos tivemos mais de vinte aberturas em um Beamer 2, em sua maioria para treinamentos de dobragem ou demonstrações. As medidas a laser das linhas e os valores de ruptura do tecido não mostram quaisquer sinais de degradação, e o paraquedas continua em uso.

Devo desconectar do parapente quando jogo o reserva?
Não, o Beamer pode ser dirigido sem problema. Sistemas complicados de desconexão não são necessários. Mais sobre isso em ‘dirigibilidade’ – a especialidade do Beamer!

O que o Beamer faz após abrir se o piloto não intervir?
O Beamer 3 funciona sem qualquer problema com um piloto passivo. Ele voa adiante muito lentamente e permanece quase imperturbável mesmo com um parapente girando descontroladamente.

Posso dirigir meu Rogallo sem desconectar?
Sim. A energia do parapente permanece baixa por causa da baixa velocidade pra a frente, e pode ser feito um B-Stall com pequeno esforço – e mantido com apenas uma das mãos. A mão livre pode ser usada para dirigir o Beamer. Com altura suficiente, o piloto pode puxar o parapente e segurar entre as pernas, permitindo maior velocidade para o voo no reserva.

O que acontece se o parapente se enredar com o reserva?
No pior dos casos isso é similar ao que ocorre com um reserva redondo. A abertura muito mais rápida do Beamer é uma clara vantagem, no entanto. Isso reduz o risco de o reserva se enredar com um parapente girando descontroladamente. A grande área do Beamer 3 também incrementa a chance de uma descida suave e lenta com um parapente problemático.

O Beamer 3 é complicado para dobrar?
Complicado não, é apenas diferente. O reserva Rogallo é hoje largamente aceito na cena do parapente, e já existem muitos dobradores de reserva com experiência no Beamer. Estes saberão lidar com o novo sistema simplificado de tirantes do Beamer 3 e o sistema de encurtamento dos freios.

Posso usar o Beamer 3 com peso total de 70 Kg?
O comportamento girando e voando não é um problema com 70 Kg; apenas a velocidade para a frente e a taxa de afundamento serão menores do que com uma carga alar maior. Com peso baixo a abertura do Beamer 3 mantém suas vantagens contra os reservas redondos.


Beamer vermelho e branco com a costa de um lago abaixo

Ainda posso dirigir o Beamer 3 com twists nos tirantes?
Sim. As linhas de direção correm livremente dentro de um canal protetor, mesmo com twists nos tirantes. Twists com um reserva montado nos ombros podem ser um pouco difíceis de tirar (pedalar e empurrar cabeça para a frente) – a situação é menos problemática com um container frontal. Quando o parapente é puxado para o piloto ou desconectado, os twists se desfazem facilmente sozinhos, ainda mais rápido com o novo sistema de tirantes do Beamer 3 do que nos modelos anteriores de Beamer.

Comentários de pilotos…


Beamer vermelho e branco com pasto verde abaixo e parapente amarelo colapsado atrás

Alex Höllwarth, Equipe de Desenvolvimento Skywalk
“Em voos-teste eu não tenho que pensar sobre meu Beamer. Sua abertura muito rápida, baixa taxa de afundamento e a habilidade de dirigí-lo já me tiraram de situações ruins.”

Mauro Pianaro, Itália
“Tenho voado com reservas dirigíveis há décadas – acredito. (…) Descer num reserva redondo já me trouxe resultados catastróficos”. Veja o voo no XContest

Steve Cox, Campeão Mundial 2005, Campeão Suíço 2010
“Eu simplesmente me sinto mais seguro com este reserva!”

Anselm Rauh, Piloto de Testes EAPR
“Joguei meu Beamer pela primeira vez testando parapentes, após uma gravata da qual eu não conseguia me livrar. Não havia tempo para desconectar. O pouso com 110 Kg não foi pior que um dos meus pousos diários com meu parapente. Olhando para trás eu senti feliz por ter colocado este reserva em minha cadeira!”

Raul Rodriguez, Campeão Mundial de Acrobacia – várias vezes
“Um sistema sério de reserva de segurança é essencial para o voo acrobático. Meu Beamer é a solução perfeita, e também meu melhor amigo – é dirigível e pesa apenas um par de quilos!”

Barney Woodhead, Reino Unido
“Eu gostaria apenas de agradecer à equipe High Adventure. Tive de usar meu Beamer recentemente, ele abriu muito rápido e eu tive um pouso muito lento e seguro. Estou realmente muito grato e recomendo para todos os meus amigos.”


Beamer vermelho e branco com pasto verde abaixo e parapente amarelo colapsado atrás

Arquivos

Manual do Usuário Beamer 3 (Inglês – PDF)
Manual do Usuário Beamer 3 (Espanhol – PDF)
Vídeo de Dobragem (Inglês – Vimeo)
Vídeo de Dobragem (Inglês – YouTube)
Vídeo de Dobragem (Espanhol – YouTube)


Flecha para baixo para clicar nos botões de compartilhamento

Compartilhe nas Redes Sociais!


Se você gostou deste conteúdo, Compartilhe nas Redes Sociais aqui embaixo e ajude mais gente a voar com muito mais segurança e diversão! A cada compartilhamento, mais pessoas vão descobrir uma forma mais segura de voar e desfrutar mais e melhor seus momentos no ar!