▶  Voando   ▶  Conteúdos   ▶  Acrobacia   ▶  Manobras de Estol

Manobras de Estol

As manobras de estol são uma evolução natural para quem vem treinando o controle do estol do método Fly Yoga. Com o treinamento dos exercícios de estol – e usando as técnicas do método – basta treinar de forma continuada e os resultados vão aparecer rapidamente. Continue treinando e terá na mão as manobras de estol.

Estol Dinâmico

Parapente branco em um Full Stall Dinâmico

Antes de treinar este estol você precisa ter atingido um alto nível no Controle do Estol. É realizado durante uma ampla pendulagem no eixo de CabeceioPitch. A atuação nos freios é simétrica e progressiva com o ângulo do parapente atrás do piloto, coincidindo a inclinação máxima do velame (-90º) com os freios atuados no ponto de estol.

Nível de Habilidade
INTERMEDIÁRIO

McTwist

Piloto realiza um McTwist para a direita no parapente vermelho abordo

Trata-se de um estol assimétrico cheio de energia, freqüentemente após uma outra manobra. É uma negativa dinâmica de execução complicada, e requer força bruta no freio para quebrar o fuxo de ar em metade do parapente. As pendulagens são amplas, e às vezes você passa por cima do parapente e é preciso manter toda a atenção e usar as técnicas Fly Yoga para evitar twists.

Nível de Habilidade
ACROBÁTICO

Misty Flip

Parapente branco realizando um Misty Flip para a direita com paredão de montanha ao fundo

É derivada do McTwist, de execução detalhada e técnica. Uma volta completa no eixo Yaw com o parapente inflado. A entrada é “atrasada” e a saída com menos energia e sai voando, diferente do McTwist que termina em estol. É como uma volta completa e perfeita de Helicóptero e sai voando.

Nível de Habilidade
ACROBÁTICO

Helicóptero

Parapente branco durante um Helicóptero abordo

Apesar de parecer fácil, esta manobra é na verdade uma das mais difíceis de aprender e dominar. E ainda que seja aprendida e dominada, alguns dias sem voar são o suficiente para tirar os Helicópteros das suas mãos. Para cada parapente existem segredos ou truques, que ajudam na memorização da técnica e também do ponto dos freios para cada fase desta manobra.

Nível de Habilidade
ACROBÁTICO

Flecha para baixo para clicar nos botões de compartilhamento

Compartilhe nas Redes Sociais!


Se você gostou deste conteúdo, Compartilhe nas Redes Sociais aqui embaixo e ajude mais gente a voar com muito mais segurança e diversão! A cada compartilhamento, mais pessoas vão descobrir uma forma mais segura de voar e desfrutar mais e melhor seus momentos no ar!