▶  Voando   ▶  Conteúdos   ▶  Acrobacia   ▶  Manobras SAT

Manobras SAT

No final de 1999 surgiu a Manobra SAT: nesta manobra, metade do parapente voa à velocidade mínima enquanto a outra metade voa à velocidade máxima, e o piloto voa “pra trás” equanto o parapente voa “pra frente”. Conheça a manobra e variações, que revolucionaram e modernizaram para sempre o parapente acrobático, e da qual deriva a maioria das manobras atuais.

SAT Standard

Parapente branco fazendo SAT Rodeo (com outro parapente girando ao redor) abordo

A Manobra SAT trouxe ao parapente acrobático uma nova fronteira de possibilidades. Até mesmo o Infinity Tumbling é uma variação da manobra SAT. É a primeira experiência do piloto com o conceito de Manobra SAT: uma metade do parapente voa à velocidade mínima e a outra metade à velocidade máxima. A taxa de queda é baixa e a manobra é fácil e estável.

Nível de Habilidade
BÁSICO

SAT Assimétrico

Parapente vermelho entra em SAT Assimétrico abordo

Antes da Realização Prática desta manobra é necessário estar muito bem treinado/a em todas as variações da Espiral Assimétrica e do SAT Standard, e com domínio completo – na teoria e na prática – dos conceitos de “adiantado” e “atrasado”.  Em última análise, é o que irá garantir não só a segurança, mas também a plasticidade da manobra.

Nível de Habilidade
INTERMEDIÁRIO

Tumbling Assimétrico

Piloto passa sobre o parapente branco abordo durante um Tumbling Assimétrico

A diferença entre Tumbling Assimétrico e o SAT Assimétrico é o lado para o qual o SAT é acionado. Quando é para o mesmo lado da volta de aceleração, é um SAT Assimétrico. Quando o SAT é para o lado oposto ao da aceleração, trata-se de um Tumbling Assimétrico. Não importa o ângulo da manobra: a diferença está na inversão e não no seu ângulo sobre o parapente.

Nível de Habilidade
AVANÇADO

Infinity Tumbling

Parapente laranja realiza um Infinity Tumbling com montanhas ao fundo

Com a carga alar do/a piloto no centro e o parapente voando em um Pitch infinito de 180º, basta liberar os freios e deixar ele manter-se em Infinity Tumbling. A entrada é de um Tumbling ou de um Rythmic SAT, e quando o parapente entra em Infnity basta deixá-lo e fazer apenas as correções necessárias. Neste ponto tudo fica sensível, e um pequeno erro poder virar um grande desastre.

Nível de Habilidade
ACROBÁTICO