▶  Voando   ▶  Conteúdos   ▶  Acrobacia   ▶  Manobras de Estol   ▶  Misty Flip

Misty Flip

Nível de Habilidade
ACROBÁTICO
O Misty Flip é executado quando o parapente tem pouca energia acumulada

É uma evolução do McTwist…


Durante o Misty Flip o parapente executa uma volta completa no eixo de rotação

… requer controle total sobre o Yaw…


A conclusão do Misty Fly é deixar o parapente avançar e voltar ao voo

… gerando uma manobra limpa e clássica

É derivada do McTwist, mas sua execução é mais detalhada e técnica. Trata-se de uma volta completa com o parapente completamente aberto no eixo Yaw. A entrada é feita bem “atrasada” e a saída com menor energia e recobrando o vôo, ao contrário do McTwist que perde a energia e termina em um estol. É quase como uma volta completa e perfeita em Helicóptero.

A entrada deve ser feita durante uma pendulagem ampla, com o parapente atrás do piloto. O freio torna-se menos duro do que no McTwist, e a atuação deve ser progressiva de forma a manter o perfl aberto e voando. O corpo deve ser tombado para o lado estolado no início, passando ao meio durante o giro e ao lado externo na saída. Esta mudança é fundamental.

Da mesma forma que uma negativa ou McTwist, o piloto deverá atuar para evitar um ou mais twists, que podem vir facilmente quando tratamos da rotação do parapente. O eixo Yaw é o mais traiçoeiro de todos, e sempre pode causar grandes colapsos, com gravatas e twist, às vezes juntos.

A fnalização do Misty Flip é delicada: devemos soltar ambos os freios para que o parapente volte a voar com energia. Importante estar atento ao avanço na saída, mesmo freando bastante é possível uma certa tendência a colapsos.

Vídeo