▶  Voando   ▶  Conteúdos   ▶  Acrobacia   ▶  Fly Yoga   ▶  Roll

Rolagem – Roll

Nível de Habilidade
INTERMEDIÁRIO
Parapente laranja durante rolagem lateral abordo

O Roll traz controle dos ângulos neste eixo

O movimento de rolagem ou inclinação é tão inerente ao parapente quanto o de avanço ou cabeceio. Podemos percebê-lo já na inflagem quando, ao tender para um dos lados, utilizamos a correção pendular para “voltar para baixo da vela” e retomar a simetria. Da mesma forma que no cabeceio, o velame precisa deslocar-se alguns metros para o lado de forma a poder inclinar-se.

O objetivo deste exercício é familiarizar você com o momento da inversão do corpo, além de praticar a antecipação em relação ao velame. Antes de iniciar o exercício devemos retirar a folga nas linhas de freio – o “curso morto” ou “barriga” dos freios – para evitar comandos sem resposta. De forma que, ao atuarmos em um ou em ambos os freios, o velame receba imediatamente o comando.

Partindo da velocidade “mãos altas” você desloca o corpo para um lado iniciando uma pendulagem. Quando o velame atinge a inclinação máxima, troque o corpo de lado, repetindo as trocas de corpo como se estivesse realizando Wing Overs, mas sem usar os freios. A cada pendulagem a amplitude do movimento aumenta, e no fnal o resultado é muito parecido com o dos Wing Overs, em uma confguração muito bonita e sem o uso dos freios.


Parapente branco durante Rolagem Lateral acrobática

Piloto realiza Rolagem Lateral acrobática

A correta troca de corpo vai garantir a maior velocidade e amplitude possíveis, gerando grande capacidade do piloto em antecipar os movimentos do parapente: juntos, estes dois fatores – saber o momento correto da troca de corpo e antecipar os movimentos – irão diminuir os colapsos sofridos em vôo e comprimir o tempo.

Para retirar a energia deste movimento o piloto deverá inverter a atuação, opondo seu corpo ao movimento de rolagem do parapente. Por exemplo, quando o parapente começar a se deslocar da direita para a esquerda, o piloto deverá manter o corpo para a direita, só trocando para a esquerda quando o parapente começar a retornar da esquerda para a direita.

Colapsos ocorrem quando a troca de corpo não está sendo feita no momento correto. É uma maneira bastante técnica de verifcar se suas trocas de corpo estão atrasadas ou adiantadas, corrgindo os erros e vendo os resultados. Quando o piloto atinge a realização, o parapente não sofre colapsos nem perdas de pressão.

Vídeo

Veja este vídeo no