▶  Voando   ▶  Conteúdos   ▶  Acrobacia   ▶  Manobras de Estol   ▶  McTwist

McTwist

Nível de Habilidade
ACROBÁTICO
Piloto atua no freio direito quebrando o fluxo de ar sobre o parapente vermelho abordo

A entrada é bastante brutal…


Momento crítico em que o piloto executa o Estol Assimétrico do McTwist abordo

… o giro é rápido com risco de twist…


Parapente vermelho estabiliza sobre a cabeça do piloto abordo

… mantenha o estol até parar o giro

Trata-se de estol assimétrico realizado com energia, logo após uma outra manobra por exemplo. Como é uma  negativa dinâmica, a execução é bastante complicada e requer força bruta no freio para quebrar o fuxo de ar em metade do parapente. As pendulagens são bastante amplas, às vezes o piloto passa por sobre o parapente e é preciso estar muito atento  e usar as técnicas Fly Yoga para evitar os twists.

No início, treinamos o McTwist durante o treino dos pêndulos frontais (Pitch), pois a energia é menor e isso faz com que seja mais fácil acostumar-se com o movimento característico desta manobra. Após dominado o uso desta energia, iremos treinar durante Wing Overs ou Espirais Assimétricas suaves, aumentando gradativamente a energia acumulada para manter uma alta dose de segurança, até termos muita energia.

Como o próprio nome diz, esta é uma manobra onde há bastante tendência ao twist. Existe uma maneira de minimizar a diferença de rotação do parapente e do piloto, e baseia-se em duas regras bastante simples, que se seguidas à risca evitam o twist. Após uma ou duas rotações muito fortes, o parapente dá uma parada de girar, e este é o momento de soltar o freio. Faça como uma negativa qualquer, solte aos poucos, e somente quando o parapente estiver à sua frente, evitando avanços.

Vídeo