▶  Sobre   ▶  Fabio Fava

Oi eu sou o Fabio Fava

Veja este vídeo no

Meu nome é Fabio Fava, eu nasci em 1973 e voo desde 1996. Sou o pioneiro da acrobacia aérea em parapente no Brasil: pratico esta modalidade e represento nosso país desde o início do ano 2000. Também sou paraquedista e adoro voar meu corpo, com ou sem uma wing suit. Além disso tudo eu sou amputado do pé direito, mas isso é uma história longa que fica pra outra hora.

A minha história é que eu sempre fui doido com a idéia de voar desde que me lembro de existir. Como qualquer criança meu sonho era ser astronauta, e claro que não deu. Também não deu pra ser piloto de avião a jato. Nem avião normal. Nem paraquedista profissional: a vida me ensinou que pra chegar onde a gente quer é preciso muito mais do que apenas um sonho

Só que eu queria muito voar, eu sabia que o voo tinha algo a ver com a minha vida. Fui aprender a voar com 23 anos, mas como se diz: antes tarde do que nunca! A essa altura você já deve ter dado uma lida na minha história. Se ainda não leu, aproveita pra dar uma lida depois que terminar esta página. É um relato dos principais fatos da minha vida, ilustrado com fotos e vídeos irados.

Veja este vídeo no

Quando eu comecei a treinar acrobacia eu tinha muito medo de me acidentar, e ainda tenho. E eu resolvi criar o meu próprio sistema de treinamento para evoluir com mais segurança, com um método que fosse possível de repetir e ajudar qualquer pessoa a aprender sem se arriscar à toa. Naquela época eu tinhe recém me convertido ao budismo, e me dei conta da ligação entre yoga – que quer dizer prática – e a meditação.

Passei a praticar o meu sistema de treinamento como uma forma de aprimoramento pessoal além de técnico. Em 2002 eu tive a oportunidade de testar meu método com alguns outros pilotos. O índice de aproveitamento foi ótimo, e me mostrou que a verdadeira motivação de ajudar outras pessoas a aprenderem era positiva. Mas eu nunca me dediquei a fazer uma grande oferta do Fly Yoga.

Eu acreditava que as pessoas que tivessem interesse viriam me procurar. Isso vem acontecendo, e um número cada vez maior de pessoas pode voar em segurança e relaxamento. Quando temos o controle não tem o que possa nos deixar sem atitude. Técnica correta, com prática constante, gera resultados que podemos medir e transmitir para ajudar outras pessoas a chegarem no mesmo resultado.

Veja este vídeo no

Mas e este website? Qual a razão de ele existir? Quais as razões que me levaram a criar o maior Hub de Esportes Aéreos de Asas Infláveis em língua portuguesa? 

Primeiro, porque eu percebo que apesar de a segurança nos equipamentos dobrar a cada 5 anos – dados estatísticos dos órgãos de homologação – com o crescimento atual destes esportes, o número de acidentes continua crescendo.

Pior: a maior causa de acidentes ainda é a negligência de treinamento.

 E a gota d’água foi a perda de um grande amigo em 2015 devido a um incidente besta com o parapente dele. Piloto experiente, voava desde o ano 2000 – sim, nos conhecemos quando ele ainda era aluno – e há mais de 5 anos voava velame EN-C. Ademais, tinha todos os mais modernos equipamentos de segurança para o voo.


O meu amigo, precavido que era, tinha 2 paraquedas de emergência, sendo um deles um Beamer 3 – o mais moderno paraquedas existente, dirigível. Teve o capricho de comprar mosquetões quick-off, que permitem desconectar o parapente após abrir o reserva e voar em segurança até o local de pouso sem os riscos de obstáculos ou o parapente embolar tudo.

Pois foi exatamente este dispositivo, um dos moquetões quick-off, que foi montado de forma errada após uma troca de cadeira de voo. Montado errado, um de seus mosquetões quick-off veio a falhar em voo, causando a desconexão de um lado do parapente. Mas pera aí… O parapente voa só com um lado mesmo que outro desconecte!

Pois é. É aí que entra a falta de Treinamento de Situações de Emergência! Eu não estou falando pra ninguém desconectar meio parapente – ou paraquedas – em pleno voo, apenas estou dizendo que, se tivesse um treinamento mínimo para este tipo de situação, meu amigo estaria vivo e voando até hoje, passando o verão aqui em Floripa.

Foi naquele momento, chocado com a perda, que eu decidi que precisava fazer algo: venho desenvolvendo desde o ano 2000 o meu método de treinamento de segurança, que criei para aprender acrobacias sem me arriscar à toa. Eu queria aprender todas as manobras dentro de um box  de evolução razoavelmente seguro.

Ofereci mais de uma vez para o meu amigo, inclusive sem cobrar nada, pois a minha maior preocupação é ver as estatísticas crescendo. Mas ele caiu no erro mais comum: confiou a vida dele ao equipamento, que apesar de homologado e considerado seguro, é passível de erros de montagem como no caso dele, e falhas no uso.

Por isso eu resolvi colocar todo o meu conhecimento neste website. O Plano Gratuito de AssociaçãoPilot te permite acessar toda a área gratuita e todos os conteúdos sobre segurança e acrobacia em parapente. Também te dá descontos em todos os produtos da Loja Para Pro Air Sports, vale à pena dar uma olhada. Vai crescer!

Continue comigo que eu vou te levar para um passeio do lado bacana e incrivelmente alucinante do voo em velames infláveis. Com segurança e consciência, dando atenção ao que interessa e trabalhando sobre bases sólidas de segurança e bem-estar. O lado onde você é mestre do voo do seu velame, ele apenas obedece. Vem comigo!

Onde Estou Agora?

O mapa baixo mostra onde eu estou: com ele você consegue obter uma visão lo local onde estou agora, de acordo com minha atividade no momento. Eventualmete posso me deslocar e demorar um pouco para atualizar o mapa, mas dá pra ter uma boa noção da região. Caso você precise falar comigo entre em contato que eu retorno em seguida. Normalmente consigo responder em poucas horas, e durante temporadas de treinamento pode ser que eu responda somente no dia seguinte pela manhã, mas relaxa que sou rápido nisso.

Viterbo – VT – Italia

Estou em Viterbo, na Itália, onde estou morando. Me mudei pra cá com o objetivo de fazer o reconhecimento do meu direito sanguíneo à cidadania italiana. O plano é passar um tempo em Organyà em Julho, depois volto pra cá e fico aqui até estar com tudo acertado e com a minha Identidade Italiana. Não deixe de visitar a TV Airflow e veja em imagens o que eu ando fazendo!

Resumo – Curriculum Vitae

Veja abaixo um breve resumo do meu curriculum, com informações relevantes sobre minha formação nas diversas áreas de atuação. Basta clicar nas abas e para ter acesso às informações. Se precisar de informações mais detalhadas ou específicas, entre em contato que eu retorno em seguida.

Esportes Aéreos Extremos

  • Piloto de Parapente desde 1996.
  • Piloto de Acrobacia em Parapente desde 2000.
  • Descobridor do Rythmic SAT to Infinity Tumbling em 2005.
  • Paraquedista desde 2011.
  • Voa Wing Suit desde 2012.
  • Amputado do pé direito desde 2013.
  • Retorno ao Parapente Acrobático em 2014.
  • Retorno ao Paraquedismo em 2015.
  • Retorno ao Wing Suit em 2017.

Outros esportes que pratiquei antes de voar

  • Judô de 1977 a 1979.
  • Natação de 1977 a 1989.
  • Karate de 1984 a 1987.
  • Jiu-Jitsu de 1991 a 1995.
  • Surf de 1983 a 1996.
  • Mountain Bike Downhill de 1988 a 1996.
Os idiomas em que me comunico e o nível de proficiência

  • Português Brasileiro – Língua Nativa.
  • Inglês – Fluente falado e escrito.
  • Francês – Fluente falado e escrito.
  • Espanhol – Fluente falado e escrito.
  • Catalão – Fluência média falada e escrita.
  • Italiano – Fluência média falada.
Formação Universitária

  • Bacharel em Comunicação SocialJornalismo.
  • 4 anos de Extensão UniversitáriaBac +4.
Especializações na Formação

  • Produção de Textos para mídia impressa, eletrônica e audiovisual.
  • Edição: mídia impressa, eletrônica e audiovisual.
  • Produção Editorial e Gráfica.
  • Produção Audiovisual.
Formações Adicionais

  • Produção Publicitária.
  • Marketing Digital.
  • Redes Sociais.
  • Copywriting.

Se quiser dar uma olhada no meu CV ou Resume não hesite e  entre em contato

Compartilhe! Comente!

Se você gostou dessa página, Compartilhe nas Redes Sociais aqui embaixo e ajude mais gente a voar com muito mais segurança e diversão! Se gostou mesmo da página ou tem alguma sugestâo, use o box Comments logo abaixo dos botões para soltar o verbo e me ajudar a entregar muito mais segurança e diversão pra você e toda a comunidade! Obrigado!