Estou na Itália

Declaração de Presença na Itália

Este ano eu vim fazer o reconhecimento da minha cidadania italiana, já trouxe toda a documentação pronta do Brasil. Chegando aqui a gente descobre que é um pouquinho mais complicado… É preciso reunir e apresentar certa documentação aqui na Itália, e o processo é cheio de truques.

Mas com boa vontade e muita perseverança a gente chega lá. O principal segredo é jamais – repito, jamais – perder a paciência com as pessoas que estão tentando te ajudar. O sistema tem suas burocracias mas aqui as coisas funcionam, se fizer tudo certo dá certo ainda que demore mais do que gostaríamos. Duas palavras? SEJA CORDIAL!

Depois de bater perna prá lá e pra cá durante a primeira semana pra descobrir como fazer, consegui fazer a minha Declaração de Presença, onde você declara estar na Itália para fazer o reconhecimento da sua cidadania. Já estou com o meu quarto alugado, e o locador extremamente prestativo está me ajudando a desenrolar a papelada.

Isso sem falar da minha prima-mais-que-irmã Dani, a Ita mãe dela, e a Sandra Bossato que além de me ajudarem e confortarem nos momentos frustrantes, estão participando e compartilhando também os momentos bons como o de hoje. Ainda tem chão pela frente, mas como eu disse ali em cima, fazendo a coisa corretamente dá certo.

Próximos Passos

Agora é registrar um Codice Fiscale – equivalente ao CPF brasileiro – e registrar o contrato de aluguel junto ao Comune, para dar entrada no meu Registro Anagráfico. A partir daí eu já serei considerado morador da cidade de Viterbo, e poderei iniciar o reconhecimento.

Nas próximas semanas vou postando conforme houver novidades. Entre cada novidade são alguns quilômetros de caminhada, mais um bocado de italiano no vocabulário – estou adorando isso – e mais uma história pra contar nessa minha vida tão feliz. Continue comigo!

Ainda não se associou?

Escolha o seu Plano de Voo e embarque comigo – http://planos.fabiofava.com/
Se preferir, clique aqui para ssociar-se gratuitamente agora, sem pegadinha!

Se quiser entrar em contato

Use o Formulário de Contato – http://contato.fabiofava.com/
Ou se prefere usar seu programa de e-mail – go@fabiofava.com

Obrigado por participar do maior Hub de Esportes Aéreos de Asas Infláveis em língua portuguesa! Espero conseguir entregar a você conteúdos melhores e mais atualizados, produtos, serviços, cursos e muito mais, tudo para seu esporte de Asas Infláveis!