Tá Chovendo Caixa D’água

Protocolo do Início Processo de Cidadania

Protocolo do Início Processo de Cidadania

Pois é, parece estar mesmo. Mais uma semana produtiva e cheia de resultados. Na terça-feira dei entrada (finalmente) no meu Processo de Reconhecimento da Cidadania Italiana. Documentos ok, tudo andando perfeitamente. Tive que fazer mais umas voltas pra confirmar assinatura do cônsul do Brasil (e pegar hoje). E deu um chabu de leve mas que tem solução.

A certidão de nascimento do meu bisavô que eu recebi por e-mail, do Escritório de Estado Civil de Imola, faltava uma certificação digital que eu não recebi, e por isso o Comune de Viterbo teve de solicitar uma original a Imola. Como é um e-mail PEC (com certificação digital), não deve levar mais do que alguns dias para eles receberem a certidão de nascimento original do Bisnonno.

Permeso di Soggiorno

Com isso feito (e este protocolo ali em cima na mão), foi possível ir até a Poste (Correio) para fazer minha solicitação do pedido de permanência. É um procedimento necessário para quem espera seu processo de cidadania, dura 6 meses – em geral não leva tudo isso para sair – e me permite viajar pela Europa durante a duração deste permeso. Só tem um pequeno detalhe, daqueles à la italiana:

Chego na Poste, tudo preenchido certinho, marca da bollo (um selo que precisa comprar pra tudo quanto é documento) e tudo mais. Só que a mulher que me atendeu falou que não sabe o valor da taxa. Pode? Aqui, pode sim. Não tem no computador deles o valor das taxas, nem impresso em parte alguma… Enfim, é mais uma daquelas missões que à primeira vista parecem impossíveis.

Procurei na internet, e em cada página que eu via falava informações diferentes. Algumas falavam que precisava outros documentos (que não eram pedidos pelas instruções do Kit de Soggiorno que a gente pega no Correio aqui), no fim das contas vai dando uma insegurança porque a gnete não saber até que vá lá, mas eles não saberem? A minha salvadora foi novamente a Mariliza.

A mãe da Dani (minha prima que mora aqui ao lado e que me incentivou a vir mais do que ninguém), graças ao bom e poderoso Deus, tinha feito uma foto do comprovante quando postou para a Renata (outra brasileira que moraa aqui no apartamento, e ontem pegou o Permeso de Soggiorno dela), e com isso eu consegui postar meu pedido. Todos os males vêm pra bem.

Protocolo do Pedido de Soggiorno

Protocolo do Pedido de Soggiorno

Aproveitei pra ir comer uma deliciosa fatia de pizza na Pizzeria Alfonso Pedulla (o nome do dono). Ele só usa ingredientes de qualidade, assa na pedra, massa fininha e crocante… Só de lembrar me vem o perfume de volta aos sentidos. Tenho comido lá uma ou duas vezes por semana, gasta-se pouco e come-se bem: a fatia é pesada ali na sua frente e vale muito à pena.

Próximos Passos

Bom, dia 09/06 vou fazer a coleta das minhas impressões digitais para o Permesso di Soggiorno, e normalmente dali a 3 semanas eu pego meu Permeso. O Consulado de España em Roma me informou que com o permeso válido eu posso ficar por lá durante a validade dele sem problemas: Vou poder ir voar e saltar na Catalunya! Se tudo der certo, chego em Julho e fico até o fim de Setembro.

Assim que tiver alguma novidade do meu Processo de Reconhecimento de Cidadania, a advogada do Comune vai me avisar  por e-mail e se for preciso eu volto pra cá. Mas em princípio eu posso prosseguir quando voltar. Cada vez mais perto, e que chovam caixas d’água!

Ainda não se associou?

Escolha o seu Plano de Voo e embarque comigo – http://planos.fabiofava.com/
Se preferir, clique aqui para ssociar-se gratuitamente agora, sem pegadinha!

Se quiser entrar em contato

Use o Formulário de Contato – http://contato.fabiofava.com/
Ou se prefere usar seu programa de e-mail – go@fabiofava.com

Obrigado por participar do maior Hub de Esportes Aéreos de Asas Infláveis em língua portuguesa! Espero conseguir entregar a você conteúdos melhores e mais atualizados, produtos, serviços, cursos e muito mais, tudo para seu esporte de Asas Infláveis!